sábado, 11 de junho de 2016

Cultura dos estupros...

Nos dias em que uma adolescente foi estuprada por vários homens no Brasil, o Ministro da Educação do 'novo-velho' governo Temer recebe Alexandre Frota (que declarou publicamente já ter estuprado), junto a um líder dos ‘Revoltados on line’. Frota foi entregar-lhe um ‘projeto para a educação’, visando 'censurar' professores de falarem de certos assuntos importantes, socialmente falando, com seus alunos. Eis a face bizarra de um governo golpista e seus apoiadores. Eis outro estupro...

Cultura machista (e do estupro) na música pop - além do do funk...




















Sertanejo 'universitário':
"Nossa, nossa! Assim você me mata. Ai, se eu te pego. Ai, ai se eu te pego. Delícia, delicia, assim você me mata. Ai, se eu te pego. Ai, ai, se eu te pego"! (Michel Teló)
“Se bebe tudo elas liberam geral”. (Henrique Costa)

'Axé' music:
"As ‘novinha’ que não têm peito, Por favor, não desiluda: Se você não tem peito, agora vire e vem com a bunda, Vem com a bunda". (Aviões do Forró)
“Tudo que é perfeito a gente pega pelo braço/ Joga lá no meio/ Mete em cima/ mete em baixo/ Depois de nove meses você vê o resultado”. (É o Tchan)

'Rock':
“Me fala a verdade...quantos anos você tem?/ Eu acho que com a sua idade/ Já dá pra brincar de fazer neném...”. (Raimundos)

Entre tantos outros...
Não é o 'estilo', é o compositor, os produtores, o mercado e o vínculo midiático, a 'indústria cultural'! A 'ética' da 'sociedade do espetáculo' é fabricar, vender e tornar ídolo ou ícone ('popular') para sua própria manutenção ideológica.


















*
Em 19 dias de governo (golpista) interino Temer, caem 2 ministros por envolvimento em corrupção. O mais recente, dito 'ministro da transparência'. Vejam só que 'coerência'!

No Festival de Teatro de Chapecó...

 Na ação-apresentação do Grupo Vertigem de Ações Poéticas, tivemos um belo e intenso momento de poesia, música, vídeo, manifestações, expressões - e vinho. Senti a falta de muitos 'agentes políticos e sociais' de Chapecó (os organizados em entidades ou partidos), convidados para a 'ação'/apresentação. Neste momento político e social em que vivemos, penso que devam olhar mais para a arte e suas movimentações (para além do quesito entretenimento) para aprender com ela que, as manifestações e expressões artísticas estão entre as mais fortes expressões sociais e 'políticas' (postura), e que no Brasil, assim como Educação, Arte (e cultura) nunca foram prioridade (e continuam não sendo), muitas vezes ignoradas pelo 'velho e empoeirado jeito de fazer política' obediente a um receituário (de cunho platônico judaico-cristão, diga-se de passagem), inclusive por algumas entidades de 'esquerda' que se movem com muita posição e importância a nível 'político' (principalmente institucional), mas que falham e devem muito quando se refere a integração artístico-cultural. A postura e posição de muitos artistas ou agentes culturais hoje pelo Brasil, junto a mobilizações dos estudantes, mostram que estes tem força em se tratando de resistência e luta 'política social' e 'cultural' no país. Portanto, nos liguemos nisso...


* também publicado no jornal Gazeta de Chapecó



Nenhum comentário: