terça-feira, 12 de maio de 2020

Crises: viral, política, cultural, civilizatória.. e a resposta da Natureza...

Isso tudo mostra o quão vulnerável é esta ordem social, esta organização ou sistema.. e o quão é desleixado o governo e a coletividade humana, sobre tudo na questão 'econômica' e trabalhista (onde há pouca união das categorias)..
o vírus é algo natural.. acontece.. mutação da Natureza que encontra seus caminhos.. o problema é a cultura, ou seja, o modo de vida, a sociedade ou civilização, que é excessiva, vai muito além do que necessita.. explora, mal trata, esgota.. e devido as suas ações, espalha o vírus.. a Natureza já faz tempo que dá seus avisos, recados, e está novamente fazendo isso, só que desta vez, reagindo, naturalmente, se defendendo, dando, mais que aviso, respostas.. já que a dita humanidade não ouve ou percebe, é preciso mostrar de outra forma.. mas, pelo jeito ainda não percebeu..
se não mudar o modo de vida, as prioridades, o trato com a Natureza (que inclui nós humanos, além das plantas, bichos e todos os outros organismos vivos), a partir da nossa forma de se organizar e viver (é necessária uma nova forma: 'sem excessos'), a tendência é que continue assim.. e aos sobreviventes, virão outras 'respostas', outras calamidades, por culpa do desequilíbrio causado pela própria civilização, principalmente a partir das elites e seus governos..
caminhos diferentes e mais sustentáveis existem.. mas, a elite e seus reprodutores não falam disso, talvez nem pensam em mudar.. e aí está a triste e impactante realidade, sobre tudo, para o trabalhador e os mais necessitados.. num primeiro momento..
a Natureza dá seu jeito, e no fim, sempre prevalece...

Síntese de uma realidade deplorável:

Corrupção no governo federal: onde o presidente oferece cargos ao centrão em troca da sua blindagem no poder.. e o auxílio emergencial que é destinado aos mais necessitados, é pago indevidamente à militares.. corrupção no governo do Estado de SC pela compra superfaturada de respiradores.. prefeitura de Chapecó que insiste na liberação de atividades não essências fazendo da cidade recordista em casos de contaminação, tendo casos de corrupção não resolvidos (superfaturamento do corredor de Natal e das estátuas empresariais).. enquanto a floresta amazônica é devastada, povos indígenas são infectados, e o povo, o trabalhador, se contamina e morre.. tudo sob o controle de uma elite covarde.. ela e seus governos genocidas que 'normalizam' a situação..
estes são os governos que muitos elegeram.. este é o brazil atual...


"Nosso século, que tanto fala de economia, é um esbanjador: 
esbanja o mais precioso, o espírito." 

(F. Nietzsche)



Nenhum comentário: