sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

'Chapecó, onde tudo acontece...'

“O pensamento ocidental está fixado no hiato entre o que é e o que deveria ser.” ('constatação' taoista)

A 'inteligência' xapecuína (no caso, do seu poder público e de parte da população: comerciantes, empresários, 'artoridades', etc.), mais uma vez vem á tona. E as culpadas são 'Elas', as árvores. E sempre Ela, a Natureza. E o homem, imbecializado com sua crença e status de cunho judaico-cristão-cartesiano-eurocentrista-eurocêntrico, mais uma vez prova sua mediocridade e estupidez. Acredita piamente (ou se convenceu, se enganando hipocritamente) que controla ou domina, ou pode controlar ou dominar a natureza, assim como reza sua crença ou seus interesses que dizem que 'a natureza foi feita por um deus - com características humano-masculinas, é claro - para servir ao homem'. 'Homem-divino' que, imbecilmente, à medida que constrói, destrói sua própria vida, em nome de um pretenso progresso admitido em um tempo linear, que também não passa de uma estúpida crença, naquilo que insiste também imbecilmente de chamar de desenvolvimento. E são Elas, as queridas, suntuosas, fundamentais Árvores as 'culpadas' - e que são vítimas desta medíocre crença e deplorável atitude 'humana-civilizada' (e besta!). Sim, tempestades e vendavais acontecem. Sim, Árvores caem. Assim como o concreto (telhas, tijolos, vidros...). Assim como os impérios, as máscaras, os homens. E, a exemplo, não foi nenhuma Árvore que caiu sobre o meu carro na mais recente tempestade que aconteceu por aqui. Foram destroços de 'construções humanas'. E aí, vão derrubar casas e prédios comerciais e habitacionais por isso? Vão derrubar suas empresas e a prefeitura? Então, porque as culpadas são as Árvores? Por que a causa de todo mal é a Natureza? Eim, seus caricatos vestidos de inteligência e racionalidade?! Algumas Árvores com mais de 20 anos, outras bem novas, que passaram e resistiram neste tempo todo por várias tempestades, e só agora, este pretexto, esta desculpa ou justificativa. O que há? Elas também estão 'atrapalhando' a exposição das mercadorias nas 'vitrinas' das lojas do centro?

Uma imagem deprimente pela televisão: um casal de idosos de uma cidade vizinha e pequena, assistindo a derrubada das Árvores no centro, enquanto abrigavam-se na mísera sombra de um poste. Eis a imagem do seu desenvolvimento, do seu progresso, da sua 'inteligência', sendo que, o clima está como está devido justamente a isso, a esta arrogância e estupidez do homem supostamente desenvolvido e dominador da natureza. Enfim... 'Não é Efapi, nem Expoeste. Mas é espetacular!'

 “Céu e terra não têm atributos e não estabelecem diferenças: tratam miríades de criaturas como cachorros de palha” (Lao-tsé, Tao Te Ching)



* também publicado no jornal Gazeta de Chapecó.




Nenhum comentário: