quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Leituras do Cotidiano

Saúdo o mundo ao meu redor. As pessoas passam sem me notar. Não enxergam ou fingem não ver. Parece que não há mais poesia pelas ruas. Carros e seus motoristas afobados entopem o trânsito e atropelam cães, gatos, velhos e crianças. E eu observo tudo bem de perto. Tento dizer algo, mas minha voz não chega aos ouvidos ocupados desses cidadãos trabalhadores e ordeiros. Correm. Como eles correm! Deixam seus filhos na escola para algum professor cuidar e no final do mês receber uma miséria por isso. Em casa, empurram seus filhos para o vídeo game ou internet. Uma mão na direção outra no celular. Assim conduzem seus veículos pelas ruas destruídas desta cidade com pouca memória. Construções históricas dão lugar a prédios retos e brancos, quando não, para estacionamentos. Carros e mais carros. E a vida passa sem sinalização que a faça ir mais devagar. Já está na hora de ir. Recolho meus apetrechos. Cobertor e chapéu velhos, minha garrafa de canha, meu rádio de pilha. O dia foi longo e cansativo. Algumas moedas vão garantir meu jantar e o trago. Amanhã procuro outro ponto da cidade para ganhar a vida e observar a corrida deste mundo louco. Minha cidade já foi mais bonita e tranquila. As coisas mudaram. Algumas não. A vida continua sendo um apanhado de contradições humanas...


"Chapecó, aqui tudo acontece (?)"

Desvio de merenda escolar por deputado e secretária da educação, vereador morto misteriosamente (leia-se caso Chiarello), caso de privilegio fraudulento na contratação de serviço entre poder público e empresa promovedora de eventos (leia-se caso Efapi), assim como no transporte público, entre outros. É, aqui tudo acontece mesmo.


‘Caminhoneiros' ou 'empresas de transporte'?

Li uma matéria na internet que dizia que 'caminhoneiros autônomos' iriam iniciar greve. Mas na televisão vi/ouvi um grande empresário dos transportes falando. Será mais uma dessas 'greves' motivadas pelo patrão? Como a 'greve' anterior que conseguiu liberar ainda mais o aumento de peso de cargas (interesse das empresas de transporte). Uma 'greve' quem tem como uma das pautas a renúncia da presidenta. Os trabalhadores tem seus motivos e direitos de greve, de fato. Porém, algumas questões envolvidas acabam distorcendo alguns propósitos dignos deste ato. Nesta moita tem lobo e neste pasto tem ovelha...


* também publicado no jornal Gazeta de Chapecó.



Nenhum comentário: