sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Nas redes sociais, todos são agentes...
















Como todos já sabem (ou deveriam saber – pelo menos os que se ocupam desse meio), o facebook se tornou um ‘instrumento’ de propagação de informações, idéias e debates, além daquilo que é ‘individual’, é claro. Mas acontece que algumas criaturas tratam este ‘meio de comunicação’ como se fosse uma propriedade privada (e é, mas não dos que dele se utilizam, senão já não seria privada, e sim pública), ou como um latifúndio da informação-comunicação, só seus, e estes, como sendo os proprietários ou fazendeiros. Mas o facebook tem um único (ou poucos donos reunidos em torno das suas ações e interesses privados). Dá pra se dizer que ele é uma empresa ou serviço privado que serve ao público no compartilhamento de informações. Até a troca e difusão de certos conhecimentos (através de idéias e troca de informações culturais), são possíveis nesse meio. E não é só um ou dois indivíduos que pensam que, pelo simples fato de terem um perfil na rede social em questão, são donos do espaço. Talvez não tenham ainda se dado conta que abaixo das postagens estão as palavrinhas ‘funcionais’ desse meio: ‘curtir, comentar, compartilhar’. E se elas estão ali, não é por enfeite, é? Então! Certa feita, por exemplo, postei algo em um Grupo, desses de ‘discussões’, e minha postagem foi excluída sob alegação de que ali não era o lugar. Então, se fosse só isso, se compreenderia, mas não, existiam outras postagens no mesmo sentido. E daí, como fica? Então, o problema não era a ‘fuga de assunto’ da minha postagem, mas sim, o conteúdo dela. Fato! Chegamos aí numa questão de uso dos meios. Sempre defendo a idéia de que ‘você usa os meios ou os meios te usam’, então, sou dos que usam, e não raras vezes, fui (e ainda sou) alvo de ‘críticas’ por essa ‘prática’. Parto do ponto de que esse meio, se não servir para a propagação de idéias e questões de certa relevância sócio-cultural, só serve para a auto-contemplação e narcisismo, além da reprodução de moralismos e mediocridades. Além das discussões e troca cultural e de informações que o facebook proporciona, também serve para questionamentos. Mas a falta de senso crítico de alguns e a importância às mesquinharias, assim como a reprodução de mediocridades, contamina o meio. Pior é ver algumas criaturas que se portam como ‘inteligentes’ caírem nessas práticas reducionistas, mais preocupados com suas próprias dores (dores essas que os cegam fazendo com que não assumam suas faltas), do que com o ‘monstro’ que os engole. Pra esse povo, fica o recado: ‘revejam seus focos ou assumam de vez seus lados no jogo’, pois, de uma forma ou de outra, TODOS estão integrando algo...



6 comentários:

Rodrigo Cavichioli disse...

O problema aí está justamente na mentalidade do indivíduo que apagou a tua postagem. Certas pessoas agem assim no Facebook, em fóruns, até mesmo em diálogos "extra-internéticos". Não importa o meio, se ele tem o poder de censurar ideias discrepantes da dele, o fará. Mas é a vida. Acho que mais vale procurarmos um lugar onde hajam pessoas de mente aberta e que estejam dispostas a discutir do que ficar perdendo tempo batendo boca em um grupo de "discussão" liderado por alguém que não está afim de discutir.

O que muitos esquecem é que as redes sociais têm sim clientes, mas nós não somos eles. Nós somos só a mercadoria sendo negociada.

Anônimo disse...

mimimi apagaram o q eu escrevi, mimimi o fulano é burro,
mimimi as mediocridade...

muda esse discurso, tens arte de falar a mesma coisa sobre diferentes assuntos...

e se apagares meu comentário estará sendo hipócrita.

Herman ou Niko disse...

ah.. certo sr. anônimo.. não apagarei.. tenho bagagem suficiente para uma resposta a altura.. mas, retificando então.. a palavra 'burro' não entra nesse vocabulário.. não apago porque não quero, e acho salutar uma resposta adequada.. ou não resposta.. no caso, deixei faltar algo no texto.. mas o sr. acaba de incluir.. 'todos são agentes', alguns corajosos e de caráter, outros covardes e imbecís a ponto de tecer comentários efêmeros e sem fundo de realidade alguma.. então, obrigado por servir de exemplo!!

se não tiver algo consistente ou interessante pra dizer a respeito, melhor é calar-se e se por no seu lugar.. dixi.

yo mismo.. disse...

ah.. e obrigado pela leitura.. continue me lendo.. a cada dia aumentam as visitações aqui no blog.. além das pessoas que me encontram e que vem conversar sobre os textos.. valeu!!

Anônimo disse...

Chato e arrogante

Rerman (como alguns alunos me chamam) disse...

kkkkk!

e as 'piadas' e as visitas continuam..