sexta-feira, 25 de abril de 2014

Um pedaço de céu no chão...

Nunca fui noveleiro. Mas atualmente, tenho bons motivos para assistir uma novela, acreditem! ‘Herman assistindo novela? E na Globo ainda?!’. Exatamente! Quando fiquei sabendo que a nova versão da novela ‘Meu pedacinho de chão’ iria ser dirigida por Luiz Fernando Carvalho, dono de obras como ‘Lavoura Arcaica’ (filme) e ‘Hoje é dia de Maria’ (seriado), tive que ver a novela, pois meu ceticismo grita: ‘tem que ver para crer!’. Vi e acreditei, tanto que tento seguir a novela. O horário, às vezes, não permite, mas vejo sempre que posso. Motivos? Uma novela ‘lúdica’, com uma direção artística, linguagens ricas e debates não apelativos (ao contrário do que a maioria das novelas traz). Personagens muito bons e bem interpretados. Também não traz aquela mesquinharia ou mediocridade de outras novelas, aqueles valores de concorrência, inveja, e tudo mais que engorda o ‘espetáculo’ televisivo de horrores. Na obra dirigida por Carvalho, os personagens se ajudam e vivem de forma literária. Não tem a ideologia adulta do menosprezo e da violência camuflada em signos. Tudo é muito literário, poético e filosófico. Uma novela que reeduca, ou no mínimo, abre possibilidades. Se mais espaços nos meios de comunicação fossem tomados por linguagens assim, certamente nosso mundo seria outro, assim como é nessa novela, um mundo de encanto e intensidade, onde é possível imaginar e pensar. 


* também publicado no jornal Folha do Bairro, 25/04.



Nenhum comentário: