terça-feira, 24 de março de 2020

A mudança urgente e fundamental

Passada a epidemia.. será que o Brasil e o mundo seguirão no ritmo de antes? se seguir, não levará muito tempo para uma outra catástrofe (talvez ainda pior) acontecer.. esta civilização, esta cultura, este 'modo de vida' já não mais se sustenta.. se é que um dia se sustentou.. nisso, seria a hora, o momento de os governantes tomarem peito e chamarem intelectuais da filosofia, sociologia, ciência, administração, artistas, grandes estrategistas - e o conhecimento ancestral e popular - para pensarem e elaborarem um novo projeto de sociedade, de civilização, a partir da real sustentabilidade e equilíbrio social e ambiental.. (obs.: sei que no Brasil o atual presidente ou governo não tem cacife nem cabeça pra isso, infelizmente!)..
No Brasil é urgente diminuir, por exemplo, a carga horária de trabalho, de 8 para 6 ou 5 horas.. dividir isso por turnos.. investir em transporte público de qualidade, trens, ciclovias, limitando a circulação de automóveis particulares.. fazer uma Reforma Agrária, política, educacional com ênfase no ser humano e na Natureza.. estipular limites de ganho/lucros.. taxar/dividir riquezas e heranças acumuladas e investir mais, muito mais, em saúde (estrutura, profissionais, acessos) e educação (arte, cultura, ciência).. é necessário 'radicalizar' neste sentido, para que a cultura humana siga com menos interferência prejudicial a Natureza, e a si próprio.. este é (ou seria) um momento importante para pensar novas possibilidades.. mas, até então, não estou vendo estas iniciativas..
Penso que, sem esta mudança sociocultural (que envolve economia e política), que é uma mudança mental e comportamental, limitando o acúmulo de riquezas e de poder, assim como, garantindo uma maior divisão de renda e acesso ao conhecimento/educação/cultura, saúde e transporte/mobilidade (públicos de qualidade), não melhoraremos nossa situação/condição humana e sociocultural no planeta.. pois, como prenuncia uma antiga sabedoria: "TODO EXCESSO É PERVERSO" (Tao Te Ching, Lao Tse).. isso não é pessimismo, apenas um olhar pelo binóculo da história e pelas lentes da filosofia (e do conhecimento ancestral / popular).. não é preciso ser estudado, intelectualizado ou um gênio para ver isso tudo.. é só parar um instante para pensar, refletir e perceber..
Em suma, se não desacelerarmos, provavelmente sofreremos acidentes e quedas ainda mais bruscos.. e assim, o risco de perdermos a única coisa que realmente temos (e que nos tem), será iminente: a Vida...












Portanto, a questão é: 'EQUILÍBRIO!' ☯️🌳

Nenhum comentário: