quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Amigo Pedro (ou ‘o outro lado’, uma canção antiga)

Pedro não existe, mas sempre esteve por aqui. Pedro é o fantasma que assombra meus dias. Meu companheiro - não de corpo e alma - só de alma. Pedro tem sua alma penada mais transparente do que água. Às vezes eu até falo com Pedro, mas acho que ele não ouve. A fala é algo tão humano que chega a ser física para os fantasmas. Pedro tem um nome humano dado por mim. É uma mania humana dar nomes humanos a não-humanos. Como se dá nomes aos cães, gatos e passarinhos. Nisso (segundo algum teórico do passado), Pedro poderia ser um cão, gato ou passarinho. Mas não, Pedro é mesmo um fantasma. Sei que ninguém acredita que fantasmas existam, a não ser algumas crianças e eu. Pedro não se importa. Aliás, fantasmas não se importam quanto as suas inexistências, pois elas são apenas materiais. Explico: fantasmas só existem fora da matéria, do corpo físico, da carne. Acho que agora me fiz compreender (espero que leve em consideração meu esforço, pois explicar um fantasma não é tarefa fácil).  Um dia, um poeta disse que fantasmas não fumam por medo de tragarem a si próprios. Por isso, quando quero ficar sozinho, ascendo um charuto. Pedro fica com medo de ser soprado e desaparecer junto com a fumaça. É uma boa estratégia, eu sei. Obrigado!
Pedro, como tantos fantasmas por aí, vive das assombrações que comete. Minha amizade com ele começou na infância quando eu, acometido por uma febre terrível, delirei e ele apareceu, aproveitando dessa fragilidade para me assustar. Acontece que minha febre diminuiu, mas não passou - continua até hoje. Pedro então vive preso em minha febre, em meu devaneio diário e, de lá para cá, me acompanha. Há muito, assumi meu fantasma e o transformei em outro. A partir disso, me conheci melhor.
Não assumir seus fantasmas é prosseguir prisioneiro de seus medos mais terríveis, assombrações por toda a vida.
Pedro já não me assusta. Me faz perceber e reconhecer as contradições de meu tempo e das quais faço parte.




Nenhum comentário: