quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

É... Moda! (a publicidade de mim mesmo)

É moda usar muitas cores. Tênis, calças, pulseiras, tudo muito colorido. Mas isso não é novidade. Nos anos de 1980 isso também já foi moda. Restart? Cine? Não, não, vocês tinham que ver o que era a Blitz, banda do Evandro Mesquita, da Fernanda Abreu. Aquilo é que era colorido! Só que com a musicalidade um pouco melhor. Tá bom, tá bom, bem melhor! Parece que voltou. Mas isso não interessa. Essas voltas estão na moda: ‘A ressurreição dos mortos’. Sair de biquinho em foto-perfil de Orkut ou fotografar-se no espelho, de cima pra baixo, estufando e enchendo o(s) peito(s) (a sedução da imagem na moda). Tatuagem em qualquer lugar por qualquer motivo. Piersing no umbigo se for magrinha ou de barriguinha malhada. Ser emotivo, cheio de trejeitos e maneirismos. Até o homossexualismo (pelo menos visual), está em alta. O que antes era um ‘afronto social’, hoje é status, modismo. O fato é que existe mercado pra isso tudo.  Num passado não tão distante, quando o aluno reclamava: ‘Professora, fulano está bulindo de mim!’, todos riam e achavam brega, ridículo, muitas vezes até o professor. E hoje, falar em Buling, mesmo não sabendo o que isso significa, virou moda. Tudo clichê contemporâneo. Tudo é exposição e imagem. Eu mesmo me exponho ao falar disso e mais daquilo. Olha só, tenho até foto aqui: ‘Mira, mira, cabrón, arriba!’ Ah, também tenho minha foto-perfil no Orkut (me add ae!). Também tenho minha própria exposição, minha imagem trabalhada, seja ela em foto shop ou caricatura teatral. Devo pertencer ao mundo da imagem ou calar-me para sempre - e sucumbir no tempo. Mas também quero estar em evidência - e existir.
Minha vitrine é tão transparente que se pode ver quase tudo o que há do outro lado. Minha vida é um livro aberto com algumas páginas apagadas pela memória dos outros (ou pela falta dela). Se eu estiver sendo inconveniente, caros-leitores-motivos-meus, me perdoem, pois se fecho os olhos pra isso, perco o mundo de vista. Moda e imagem, o uso disso determina muita coisa. E saber disso é... Moda!


Nenhum comentário: