segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Para além dos muros da Escola


Ser professor é uma faca de dois gumes...

“Se temos que repensar o pensamento, o que deve ser colocado em questão, antes de tudo , é a escola.” (...) “(...) precisamos de novos conceitos. Ainda mais do que isto, precisamos de uma nova rel

ação com o pensamento.” (...) “Reinventar a possibilidade de uma cultura que desaba, desde seus pilares mais íntimos, é a tarefa e ela é urgente (...)” (Viviane Mosé - filosofa, psicóloga e poeta)

“O importante, não resta dúvida, é não pararmos satisfeitos ao nível das instituições, mas submetê-las à análise metodicamente rigorosa de nossa curiosidade epistemológica”. (Paulo Freire - professor, sociólogo e pensador da educação)

A quem lhes despedaça as tábuas de valores, ao infrator, ao destruidor. É este, porém, o criador. O criador procura companheiros, não procura cadáveres, rebanhos, nem crentes, procura colaboradores que inscrevam valores novos ou tábuas novas. ('Assim falou Zaratustra' - F. W. Nietzsche - filosofo e filólogo)

“Devemos estar preparados para navegar, nomadizar, escorregar de todas as redes, nunca estabilizar, viver através de várias artes, fazer nossas vidas melhores que nossa arte, fazer da arte nosso grito no lugar de nossa desculpa”. (Hakim Bey - filosofo, pesquisador, literato & agente do Caos)


* Parabéns aos colegas professores que arriscam-se 'para além do bem e do mal'!

 
* * *

Agradeço a TODOS os meus queridos alunos/as pelo carinho.. pelas palavras e homenagens, não só nesse dia, mas pelos demais.. saibam que vocês são bons motivos.. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 







* são coisas assim que me enchem de vontade, energia e alegria para prossegui
r:

"(...) lembro também que eu disse o meu grande objetivo: ser tão inteligente quanto és. Sua resposta foi que não deveria ser assim, mas que eu chegasse a ser mais inteligente e sábia do que você... Eis a questão, pretendo ser professora (de Filosofia), assim como o meu inspirador e Mestre: Herman G. Silvani!!!" (palavras de 
Edinara Pinheiro Silva)
 
























Nenhum comentário: