quinta-feira, 20 de junho de 2013

Chapecó no mapa das manifestações...

























Pelas ruas do Velho Oeste...

Pude presenciar o ato ‘Vem pra Rua Chapecó’ desta semana (além de acompanhar as várias manifestações pela internet e televisão), e com isso constatar algumas 'propostas concretas' e muita subjetividade nas manifestações. Alguns interesses privados, outros coletivos. Certa consciência política e a falta dela. Mas isso não significa que não tenha sido válido. Muito pelo contrário. Muita gente nova presente. Jovens, adolescentes, pré-adolescentes e até crianças manifestando, participando, com amigos ou junto das suas famílias (inclusive alunos/as e 'ex-alunos' meus - o que me traz certo orgulho e esperança). Mesmo não tendo muitas propostas concretas, em torno de 6.000 pessoas estiveram manifestando de formas variadas no centro de Xapecó. Independente de outras questões, esses manifestos que se espalharam pelo país servem, principalmente, de alerta aos 'velhos modos' que não funcionam mais (ou não tão bem). As instituições que já ‘acostumadas’ funcionam mecanicamente sendo contestadas, devido ao seu descrédito frente aos mais inquietos. É preciso que os movimentos e entidades sociais, políticas, etc., também admitam isso e passem a perceber as coisas de forma mais contemporânea. Jovens e crianças tem energia em potencial para mover as coisas, basta que lhes deem ouvidos, voz e vez, que aprendam suas linguagens, percebam seus anseios ou necessidades. De outro lado, o oportunismo midiático diz que o Brasil ou ‘o gigante acordou’. Não senhores, ele sempre esteve acordado, nos seus movimentos sociais, sindicatos combativos e grêmios estudantis, movimentos de gênero e afins. E a tecnologia, a internet, está aí para ser instrumento, ferramenta dessa nova perspectiva que se apresenta. Agora, que essas forças encontrem-se para além das diferenças - ou somem-se nas diferenças - e de forma ampla, firme, coerente, com postura, organizem-se nas suas mais variadas linguagens, expressões, para que tudo não se esvazie no desabafo, e continue tomando espaços e desconstruindo valores e modos, rumo a conquistas e mudanças socioculturais urgentes (além das econômicas). Neste sentido, para além do bem e do mal, é que teço minhas impressões.


Enquanto as manifestações enchem as ruas...

"Comissão de Direitos Humanos aprova autorização para 'cura gay'
Projeto de lei ainda deve passar por duas comissões na Câmara e Senado.
Na sessão, apenas dois militantes se manifestaram contra a aprovação" – e o Sr. Feliciano ri do espetáculo de horrores, amém! Seria uma boa hora para ocupar o congresso e pegar ‘alguns’ pelo pescoço.


“A direita adoraria estar em 1964 para dar um golpe e silenciar a indignação – da população nas ruas”. (Juremir Machado - com interferência minha)

...

"O 'Gigante' despertou ou você é quem estava dormindo?"




















* também publicado no jornal Gazeta de Chapecó, 20/06...



Nenhum comentário: