quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Leituras do Cotidiano - 21/11

Somos ‘série A’...

‘Estamos na série A! Somos elite!’ - no futebol... Vejo/ouço isso na televisão, na internet, rede social, rádios, adesivos em carros, ruas, etc. Penso: pena não sermos também 'A' ou 'elite' na arte/cultura, educação, saúde, administração pública, política... Ao contrário: favoritismos, processos de cassação, desleixo, dívidas públicas, omissões, falta de justiça, homicídios mal suicidados e outras tentativas, motivos para greves e outras reclamações, etc., fazem de Xapecó, série 'C, D e E' em vários aspectos. Enquanto isso, 'pão e circo' para o povo! A cada grito de gol o imperador ri, discursa e comanda. Mas o grito, assim como o gol, assim como o futebol e sua série 'A', não são o problema. O problema é o grito contido, interno, sem voz. Aquele mais sufocado do que o grito de gol. Espero (mas não parado) que um dia, também sejamos série 'A' em questões mais emergentes e fundamentais.


 Greve! Prefeitura volta atrás!?   

Agora fica fácil, depois da 'derrota' do poder público frente à greve dos servidores, voltar atrás e discursar na mídia que 'falta entendimento dos funcionários' referente aos motivos da greve: ‘Depois que entenderem, vão ver como é bom e
aceitar, aí o projeto volta para votação’.

Sentido inverso: 'primeiro se impõe, depois acontece (a greve) - diz-se que ela é ilegal ou criminosa, volta-se atrás, e por fim, pede-se o diálogo'. Não deveria, democraticamente falando, ser o contrário? 'Generosa essa nossa administração, não é?' Depois de 11 dias de greve: 'voltar atrás' para rever, dialogar, 'ensinar' (dizer o que é bom ou não para os trabalhadores - será que os funcionários, incluindo professores, são de tão difícil compreensão assim?) Ou é pretexto de quem teve que recuar, mas não pode demonstrar isso?

Obs.: vigilância sanitária parada, indústrias de alimentos (frigoríficos) sem produção = prejuízos! E a pressão, eim Zé?! 


‘Honras militares’ para os restos mortais de Jango...

Chega a ser cômico (no limiar entre o cômico e o trágico)! O presidente que sofreu o golpe e tem suspeita de ser assassinado pelo regime militar, agora recebe 'honrarias militares'. O mundo, às vezes, parece uma piada feita por um deus pândego e maldoso que ri de tudo o que lhe falta...



* também publicado no jornal Gazeta de Chapecó



2 comentários:

Jorje AC disse...

Acho, que Chapecó está vivendo um grande momento com o clube na SÉRIE A, então, todos devemos comemorar, AMARGURA ETERNA.

Herman ou Niko (eu) disse...

concordo Jorje AC.. um grande momento no futebol.. de fato! e em nenhum momento disse o contrário.. agora, se 'todos devemos comemorar', já é outra coisa.. aliás, ninguém tem o poder divido de impor ao outro isso, ou tem? simples assim! talvez, se reler a crônica agora, isso fique mais evidente.. amargura eterna aos amargos.. eu, felizmente não sofro disso.. sou um doce! heheh.. mas muitos se indignam com as críticas aos seus vínculos políticos partidários e afins.. baba-ovo é o que não falta nesse jogo.. enfim.. prosseguimos sem confundir as coisas.. se bem que, às vezes uma confusãozinha é bem vinda para que o Caos mostre um pouco do seu riso de tempestade.. abraço e saúde!