segunda-feira, 27 de abril de 2015

Força Velho Oeste!


“O que não me destrói, me fortalece” (Nietzsche)

Vindo da natureza, porém, muitas vezes devido à intervenção humana desmedida no meio ambiente, um tornado é uma das mais significativas ‘representações’ (melhor, ‘apresentações’) do poder, da força desta própria natureza que, além do equilíbrio, também é a soma dos desequilíbrios ambientais. Mais comum no norte da América, este fenômeno também acontece, mesmo que raramente, aqui no sul. E aconteceu na cidade vizinha de Xanxerê. Fui para lá com um grupo de amigos/as, já que tenho também bons amigos/as naquela cidade, prestar minha solidariedade, além da ajuda com mantimentos e mãos. O que vi foi triste. Mas, contudo, temos a solidariedade como potência de vida e continuação. A solidariedade é algo que une, integra, transforma, move. Assim como certo desequilíbrio ambiental pode ser motor de uma tempestade (ou mesmo o ‘bater de asas de uma borboleta’, como constata a teoria física do Caos), a solidariedade também move, é integradora e motor, pois gera, soma e modifica o meio. Um ato que também torna a humanidade possível, assim como sua continuação. Mais uma vez visito meu amigo bigodudo para dizer que, ‘dificuldades ou tragédias transformadas em potência nos fazem fortes’, e complemento: a partir da solidariedade que nos faz ser uma comunidade além-fronteiras. 


* também publicado no jornal Folha do Bairro, 24/04.



Nenhum comentário: