sexta-feira, 1 de maio de 2015

Leituras do Cotidiano

O Trabalho e o trabalhador

“O trabalho é um processo entre a natureza e os homens” (Lira)

É o suor do trabalhador (o real produtor) que faz a riqueza de um país. O mesmo suor que o sustenta, sustenta sua família e a economia do país. Tanto que, a Greve ainda é uma das armas mais letais que o trabalhador dispõe. Arma que faz tremer a estrutura, pois esta depende totalmente dos braços e da cabeça do trabalhador, o que, geralmente, muitos não querem admitir e nem que isso fique claro, pois pode ser perigoso aos seus interesses particulares – e é.

E por falar em Greve...

O Governo de Beto Richa do PSDB, do vizinho Estado do Paraná, sob a obediência e conveniência da Polícia Militar, esta semana proporcionou ao trabalhador, profissional da Educação, Professor ou Educador, um Estado de terror. Violência e sangue daquele que deveria ser respeitado, valorizado, dignificado pelo Estado. Um governo que mostra seu caráter fascista, sua ‘educação’ e consideração com o mestre. Não, não é a ‘ditadura comunista’, é a ‘democracia tucana’! Esta é a contribuição do Estado do Paraná para a ‘Pátria Educadora’?


Congresso Nacional e a legitimidade do rebanho

A aprovação da PL 4330 (Lei da Terceirização) deteriora o trabalho, assim como a relação de trabalho entre empregado-empregador. Espaço maior para o assédio moral e a exploração do trabalhador, além da piora na qualidade dos serviços. E quem paga é o próprio trabalhador e a população mais necessitada. Enquanto você fantasiado de verde, amarelo e branco sai pelas ruas motivado pela grande mídia-golpista e as ‘ideologias de mercado’ (das entidades industriais/comerciais) pedindo Impeachment e intervenção militar. Nada mal para um reprodutor que consciente ou inconscientemente soma na degradação de direitos e de todo um país. Parabéns, você merece! Mas outros não.

Mais uma do ‘nosso’ Congresso Nacional...

Não é mais obrigatório indicar se o alimento industrializado é transgênico ou não, graças ao ‘nosso’ medonho Congresso Nacional atual, para a alegria dos monopólios e latifúndios, e para a tristeza do pequeno agricultor familiar e dos movimentos pela tão necessária Reforma Agrária.

Estão minando e degradando o Brasil

Quem? A grande mídia e as bancadas conservadoras, monopolizadoras e elitistas do país com o endosso de parte da população mais desavisada ou ideologicamente convencida. O rebanho acompanha, obedece e até defende seus pastores e estes, por sua vez, depois fazem a carneação. Golpe a vista! Se não vier por bem, vem por mal, com o desmantelamento de direitos, projetos sociais e do próprio país. 




* também publicado no jornal Gazeta de Chapecó, 1º de Maio. 



Nenhum comentário: