sexta-feira, 6 de junho de 2014

Leituras do Cotidiano, 06/06

#Vai ter eleição, e...

‘De já hoje’, como diria meu velho avô caboclo, já me ‘preguntaram’: - ‘E agora Herman, como vai ficar seu partido? E suas convicções?’ (Referindo-se ao ‘suposto’ acordo entre PCdoB e PSD ao pleito eleitoral próximo). Em primeiro lugar: se alguém sabe do ‘meu partido’, por favor, me avise, pois ‘eu’ não sei. Ou seja, “não sou filiado!” Não que eu tenha algo contra isso, mas também não sou desses ‘puritano-idealistas apartidários’ que acha que ‘tudo é igual’ ou a ‘mesma coisa’. Só não sou filiado, ponto. E até onde sei, isso não é uma doença. Em segundo lugar: ‘minhas convicções?’ E eu lá as tenho? Posso ter, mas falemos em ‘alguns princípios’, pois certezas e convicções são o que eu menos tenho. É fácil saber que tenho certa ligação com ‘parte ínfima da esquerda partidária’, e é só o que posso afirmar aos curiosos, além de ‘parte’ de minha ‘base teórica’ enquanto ‘cientista’ (professor) que vem de pensadores como Marx, por exemplo, sob tudo, ao que concerne ao estudo da sociologia (relações de poder, etc.). O mais na minha vida política é ‘inconclusão’ e ‘movimento’...

*

Não sou jornalista, mas hoje, darei uma de... Ou seja, farei como alguns jornalistas de tirinhas, mas com meu velho espírito sarcástico e meu corpo incorporado por Exu ou algum pândego sociológico. Bons sonhos – ou pesadelos!

Saiu no DI: (...) “Confirmada a aliança do PCdoB com o projeto do governador Raimundo Colombo (PSD)” (...) – Mas Colombo e o PSD têm por acaso algum projeto de governo?

Resposta do PCdoB local: Em nota pública, assinada pela presidenta municipal do partido, Zilda Martins de Quadros, o título anuncia: “PCdoB de Chapecó diz NÃO ao Colombo” – e alguns respiram aliviados. Mas, e quanto à direção estadual e nacional do partido? Fiquei curioso!

Governismo...

Independente disso tudo, que o governismo hoje é fato, mais do que nunca, creio, isso é! O PSD, antiga Arena (partido da ditadura militar), depois PFL e DEM (Democratas), que ainda existe (PSD é uma ‘dissidência’), e me parece que foi criado pra isso, ou seja, entrar debaixo das asas do governo federal, que se tornou uma ‘mãezona’, onde esquerda, direita e centro, convivem. O poder constituído para a governabilidade, independente do resto. Isso dá um baita funk: de ‘proibidão’ para ‘misturadão’.

É, sai de baixo que isso é política institucional-partidária meu povo! 
‘Aliláis...’: #vaitereleição #vaitercopa #vaiterorgia

Conclusão: Que venha logo a Reforma Política!



* também publicado no jornal Gazeta de Chapecó.



Nenhum comentário: