sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Leituras do Cotidiano, 09/01


Pensar, um ato de coragem

Chegamos. 2015 está aí. Agora é recomeçar. Melhor, continuar, pois ‘o tempo não para’, já cantava Cazuza. E o futuro? ‘O futuro é um espelho quebrado’, como é no mote visual do seriado Black Mirror (Espelho Negro) – indico! E eu lendo. E eu assistindo. E eu ouvindo. E eu escrevendo. Sempre! Maldita (ou bendita) sina! Ao tempo em que navego por estas águas às vezes inóspitas do mundo virtual, leio uma entrevista muito interessante com o filósofo italiano e contemporâneo Georgio Agamben, cujo título é ‘O pensamento como coragem’. Título, no mínimo instigante. Pensar no contemporâneo é ter coragem? ‘Pensar por si só e sem negar as referências ou inspirações’. ‘Quem pensa por si só é livre’, já diria um grande pensador. Mas o que é pensar por si só? Talvez seja, justamente, pensar admitindo e/ou, no mínimo, não negando as referências. De onde vêm meus pensamentos? Das coisas do mundo, percepções e leituras. Das experiências do eu com o outro e com o meio, eu diria. Num mundo onde a tecnologia faz parte significativa do serviço humano, diluindo às vezes o raciocínio e acovardando o pensamento, pensar torna-se um ato de coragem, ainda mais se acrescentarmos o ‘por si só’ neste ato. Quando meus alunos de filosofia perguntam: ‘Professor, o que é filosofia?’, respondo resumidamente que ‘Filosofia é o exercício ou a prática do pensamento’ (uma concepção que desenvolvi com os alunos a partir das referências e discussões). Os anos passam, os calendários envelhecem, assim como as paredes onde eles são pendurados, as roupas, as casas, as pessoas, os pátios, os pensamentos. Mas alguns pensamentos nunca envelhecem. Outros, facilmente, e até morrem. Agamben atirou bem. Para pensar, é preciso coragem. Para viver, também. ‘Penso, logo vivo’. Existir é bem mais fácil e independe da coragem (viu Descartes?!). Eu vivo, eu penso, eu resisto, entre natureza e cultura, sem negar uma ou outra, sem submeter uma à outra. Entre razão, instinto e intuição, se vive no caminho daquilo que o pensamento oriental muito valoriza e chama de ‘equilíbrio’. Referente a isso, novamente Nietzsche vem e nos diz:O homem é uma corda esticada entre o animal e o super-homem: uma corda por cima do abismo’. Outro mestre do pensamento moderno, o físico Albert Einstein, por sua vez disse: ‘Viver é como andar de bicicleta. É preciso estar em constante movimento para manter o equilíbrio’. Ambos, Nietzsche e Einstein, estão entre os grandes e corajosos pensadores ‘atemporais’, pois suas palavras, seus pensamentos, ultrapassam períodos, contextos, escolas e ideologias. Eis duas das boas referências a que me refeira anteriormente. Dois encorajadores do pensamento. E é nisso, nesta coragem que reside todo o pensamento vigoroso que sugere mais vida, para além da mera existência das coisas utilitárias.


Melhores (ou piores) do ano (novo)...

"Humorista 2015! Kátia Abreu, nova ministra da Agricultura: ‘Foram os índios que saíram da floresta e passaram a descer nas áreas de produção'.” (Juremir Machado)

Mais uma pérola da dita cuja: 'Não existe latifúndio no Brasil'. Só pode que a nova ministra da agricultura mora em Cuba.




* também publicado no jornal Gazeta de Chapecó.



Nenhum comentário: