sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Leituras do Cotidiano, 16/01


FundamentalismoS

Poder, concepções e o 'espetáculo'...

'Liberdade de Expressão' é o mesmo que 'Excesso, Desrespeito ou Banalidade'? 
Até onde vai este conceito? Esta concepção? Esta 'liberdade'?

A palavra, a imagem, a linguagem tem poder e ecoam. A 'cultura jornalística' (leia-se Nietzsche) não é 'intocável', nem 'sagrada'.

* Concepções culturais e filosóficas 'asiáticas' (uma 'terceira via' para além do dualismo 'judaico-cristão X islã'):

"A cautela usada pelos Homens Sábios é uma demonstração da afetividade que dirigem para o mundo: eles são cautelosos porque temem as compreensões incorretas e o consequente sofrimento que seus gestos ou palavras possam causar no outro". (mestre Wu Jyh Cherng – comentando o Tao Te Ching)

"Não dispute, assim não haverá rivalidade". (Lao Tse)

Por fim, o velho e bom amigo bigodudo:

"Aquele que luta com monstros deve acautelar-se para não tornar-se também um monstro. Quando se olha muito tempo para um abismo, o abismo olha para você". (Nietzsche)


Fundamentalismo religioso = Doutrina...

Cuidado com os pregadores!

(...) Aqueles que pregam Deus precisam de Deus, (...) Cuidado com os pregadores, cuidado com os sabedores. (...) Cuidado com aqueles que censuram fácil, eles têm medo daquilo que não conhecem. Cuidado com aqueles que procuram constantes multidões, eles não são nada sozinhos. (...) Sem esperar solidão, sem entender solidão eles tentarão destruir qualquer coisa que seja diferente deles mesmos.
(Charles Bukowski)

* mas também, cuidado com o 'espetáculo', sensacionalismo, moralismo, mediocridade dos meios de 'comunicação' de massa.


Somos todos... (?)

2.000 mortos, a maioria crianças, mulheres e idosos em ataque fundamentalista religioso em Baga, Nigéria, África. Será que 'líderes' mundiais irão prestar sua solidariedade e apoio àquele país? Será que civis aqui pelo ocidente sairão pelas ruas manifestando? Será que o Fantástico ou outro programa de TV fará uma cobertura gigantesca em torno disso, assim como, a grande mídia insistirá neste fato, apelando pela ‘comoção’ dos espectadores?


 * também publicado no jornal Gazeta de Chapecó.



Nenhum comentário: