quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Rinha?

‘Herman, Herman! Você viu a vitória do Anderson Silva?’. ‘Quem é esse?’. ‘Ué, não sabe?’. ‘Ah sim, aquele lutador...’. Não adianta, não consigo gostar de MMA (ou Vale Tudo?). Talvez eu não espere muito de uma luta (dita ‘arte marcial’), que leve este nome. O nome já é motivo para eu não gostar. Se ‘vale tudo’, eu considero mordidas, tijoladas, garrafadas, facadas, etc. Preconceito meu? Talvez! Reconheço, sou meio tradicional ou mesmo conservador quando o assunto é arte marcial (pelo menos em alguma coisa eu tenho que ser conservador, não é?). É que já fui praticante durante algum tempo. Já pratiquei Karate, Faiconte e Wing Shu Kung-Fu (inclui-se aqui o Tai Chi). Era apaixonado por Kung Fu (e ainda gosto). Por isso talvez eu não ache graça em ver dois homens ‘bombados’ se agarrando ou se socando sem parar no chão. Técnica? (ou porrada?) – há controvérsias! Sinceramente, não vejo muita diferença entre MMA e briga de rua. Ambos não me empolgam. Posso estar equivocado? Posso! Claro! Ókei, talvez minha opinião frente a isso não interesse nada, nem pros lutadores nem pros leitores. Então vou voltar pro meu mundinho da crônica. Pronto, voltei! Agora com a vitória do Anderson Silva e do catarinense no UFC (do qual nem sei o nome), o esporte competitivo (diga-se de passagem), o MMA, cresce ainda mais no país. Também, não haveria de ser diferente. Ligo a TV e lá estão eles, os lutadores cheios de músculos distribuindo porrada. Acesso a internet e lá estão eles. Ligo o rádio e lá estão eles. Saio pela rua e lá estão eles. Passo por um grupo de jovens e o papo que rola, adivinhem! Sim, o mesmo! Um dia vi um filme onde havia uma rinha de Pitibuls e, toda vez que vejo uma luta de Vale Tudo, lembro daquela imagem horrenda. Alguns vão dizer: ‘Esse Herman é mesmo uma bicha!’. Enquanto outros já pensam: ‘Essa macharada suada, se socando, se agarrando e rolando no chão, coisa de bicha!’. É o preconceito minha gente! E quem não tem? São as opiniões minha gente! E quem não tem? Já vi até rinha de galo nessa minha vida. Mas isso não tem nada haver com o que eu estava falando. A moda agora, pelo menos nos meios de comunicação de massa, é o tal MMA (o tempo das rinhas de galo já se foi faz tempo). O culto ao corpo masculino, herança grega, assim como a demonstração de força está em alta (vem junto no pacote da moda das lutas de ringue de competição). Enfim... Que vença o pior!


* luta a que me refiro:


não é rua, mas é ringue.. (o Japonês errou o soco e caiu.. que técnica!)


* Kung Fu (arte):


combatentes praticando... não há 'luta' pois os golpes se aplicam em partes letais do corpo...


* O princípio do kung Fu, busca anular o ego.. praticamente o oposto das 'lutas', ditas 'esportes de competição', que acabam engordando egos.. o Kung Fu usa, além da força física (que não precisa ser muita), principalmente a mente, a energia e a velocidade.. Já no Vale Tudo, a força física é o principal elemento.. enfim...


Um comentário:

Anônimo disse...

no começo do artigo você fala q já praticou faiconte,bom eu to procurando sobre essa pratica,e o google me levou ate esse blogger.
se puder me dizer algo sobre o faiconte o meu msn é guh_cavalheiro@hotmail.com.
meu nome é Gustavo.