sexta-feira, 17 de maio de 2013

Armas de fogo também são a causa de violência


Contradizendo ou contestando um pouco (ou muito) de uma ‘opinião’ publicada ao lado da minha crônica na semana passada neste mesmo jornal, faço o oposto, dizendo que ‘armas de fogo somam na violência’. Numa sociedade onde educação, arte e cultura (humanidades) são inferiorizadas em prol de um modo de vida utilitarista e individualista, onde prevalece a disputa e a busca por status social, onde o ‘ter’ é mais evidenciado do que o ‘ser’, dizer que armas de fogo são meios de ‘autoproteção e defesa’, é no mínimo um discurso ideológico ou falta de uma análise sociológica mais aprofundada sobre a questão. E não se trata de pacifismo ou não, estou falando aqui de coerência. Não há espaço suficiente para uma problematização maior a respeito do tema, mas, fica o meu questionamento enquanto cronista e professor na área de humanas e sociais. Leia-se que a defesa da ‘tese’ em prol das ‘armas de fogo’ (oposta a minha), foi assinada pelo presidente da ‘Associação Nacional da Indústria de Armas e Munições’ – sendo assim, acho que não é preciso elencar números e estatísticas como foi feito para perceber o óbvio, não é?


* também publicado no jornal Folha do Bairro - 09/05



Nenhum comentário: