quarta-feira, 15 de maio de 2013

Leituras do Cotidiano - 09/05

                                              

















“Literatura”:
  
Um caboclo, leitor meu...

"Puis ói Rérma, tão fincando denovo aquelas lombada eletrônica por tudo.. e as sinalêra.. lá na rua Nereu Ramos, acho que em meno de duzento metro, tem duas.. será que não tão denovo ajudando arguma empresa daquelas que foi denunciado na grobo, no fantástico, dos tar de superfaturamento? puis ói.. isso acontece porque não tem nenhum juiz cuiúdo, nenhuma artoridade decente aqui na cidade.. é uma vergonha mesmo! e o povo besta da cidade, continua gavando, votando, apoiando essa gente.. depois ainda falam mar da tar corrupçon.. tem uma máfia de empresário comungado com os poderoso do governo fazendo de gato e sapato a cidade.. e o rio Uruguay então, que tá morto.. viro água parada, morta, com as barrage.. e os ecologista.. os dito ambietalista e esse povo todo? e os vereador? a prefeitura? as organização social? ninguém fala nada.. tão tudo cagado essa gente.. e eu que sô cabocro, fraquinho, quaje sem inducação, enxergo isso.. tá feio mesmo Rérma, tá feio..."
  
Na sociedade do espetáculo...

Aluno vem e me pergunta:
- Herman, viu que um juiz de artes marciais, do UFC, foi preso por tráfico de drogas? 
Eu:
- UFC não é arte marcial... Não é Kung Fu, Aikido, Capoeira...
- O que é então?
- É um negócio!

  
“Política?”:
  
Terrorismo de Estado...

O pânico propagado nos EUA frente aos mal explicados acontecimentos na chamada ‘Maratona de Boston’ dias atrás, é uma arma daquele Estado, como uma forma de 'terror' alimentado pela grande mídia mundial, integrando uma outra forma de terrorismo, mais letal e abrangente, e com interesses maiores e globais: o ‘Terrorismo de Estado’.
  
Abolição da Escravatura...

Finalmente a escravatura no Brasil foi abolida! Com os direitos das domésticas garantidos por lei, os últimos resquícios da escravidão brasileira vão virando pó (pelo menos a escravidão legalizada). Porém, bastou saírem às primeiras notícias a respeito, que membros das ditas ‘classes’ média e alta, indignados com tal ‘avanço sociocultural’, se manifestaram. Essa manifestação indignada contra a legitimidade da profissão de doméstica mostra um espírito escravocrata de parte significativa da dita ‘classe patronal’ no Brasil, herança elitista-portuguesa dos tempos do Brasil império – resquícios de uma mentalidade conservadora e retrógrada que ocupa boa parte das mentes reprodutoras desse país.
  
Maioridade penal...

Não vale mais a pena ser criança, pré-adolescente, adolescente ou ‘de menor’ no Brasil. Na real, não sei se vale mais a pena nascer. Estão querendo, insistindo em intensificar leis punitivas (que já existem) tendo como alvo, na sua grande maioria, as próprias vítimas. Sim, vítimas desse modo de vida, desse sistema. Usam alguns casos específicos de criminalidade juvenil televisionados e feitos espetáculo, como justificativa ou pretexto para aplicar ao todo. Não bastasse o descaso do Estado com a educação e cultura, com as crianças e a juventude, agora querem os culpar por todo o mal ancestral e atual. Culpar os que receberam de herança do mundo adulto uma cultura, uma realidade, historicamente desigual, desumana, violenta, medíocre e corrupta. E querem moralizar o imoral. E querem convencer, exigir, punir, justificar, conformar, confortar, ludibriar, imbecilizar... Se vão conseguir? Não sei. Veremos! (mas nunca de braços cruzados). É fácil apontar culpados individuais quando se está de barriga cheia e pensamento vazio (o problema vai muito além do indivíduo). Mas nós haveremos de reagir! Ass.: ACSNDMA - Associação das Crianças Selvagens Não Domesticadas pela Mediocridade Adulta.


* 'Pitacos' crônicos também publicados no jornal Gazeta de Chapecó - 09/05/2013, junto a crônica.. minha mais nova empreitada...



Nenhum comentário: