Diariamente na mídia se ouvem reclamações pelas péssimas condições
das rodovias, agravadas pelas chuvas e falta de manutenção. Mas, o que falta
dizer, e que a grande mídia parece não fazer conta, é que, o que mais danifica
uma estrada é o trafego intenso e pesado dos caminhões. Tivemos uma greve de
caminhoneiros motivada e apoiada por entidades empresariais e comerciais:
empresas de transportes, poderes públicos (que se utilizaram politicamente do
problema para fazer oposição ao governo federal). Em cidades como Xapecó,
chegaram até a fechar o comércio, assim como as rodovias na região. E o que
conseguiram com a greve? Vejam só a 'ironia': liberar o limite de peso das
cargas nos caminhões, justamente o grande motivo dos buracos e riscos de
acidentes. Porque a grande mídia, entidades, empresários e políticos não se
mobilizam agora contra o excesso de peso dos caminhões nas rodovias? Quem saiu
ganhando e perdendo com esta liberação? De quem é a responsabilidade? E o transporte ferroviário, em que
pé anda? Quais são os interesses por trás desta 'cultura' motorizada e desta
política? Existem buracos nessa história!
* também publicado no jornal Folha do Bairro.
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