quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Revolução?

           Quer passar mal? Assista algum telejornal de domingo, o resumão da semana. A grande maioria são notícias graves, sérias, péssimas: “Pai que, por não aceitar a separação, maltrata a filha”. Sacaneia a mulher através da filha. E a criança paga pela falência da família nuclear e da sociedade e pela estupidez de um egoísta. Isso não é novidade, mas continua acontecendo - e que nem um metido devoto pseudo-freudiano venha tentar explicar isso pelo viés psicológico. Nem tudo se aplica ou se define por regras. Em alguns casos Freud complica.
“O Brasil está incendiando”. E daí? Alguém se importa? Espero que sim. Eu me importo. Capangas de latifundiários-coronéis (fazendeiros criadores de gado) ateiam fogo na mata e o fogo se alastra destruindo milhares de hectares de floresta. A fumaça polui o ar e contribui para o superaquecimento do planeta, além de destruir o ecossistema e matar animais. Fazem isso para estender suas propriedades: egoísmo e ganância. Evidentemente isso justifica suas políticas contra o MST. Isso e muito mais o telejornal denuncia, porém, não sugere, não aponta possíveis soluções ou faz alguma discussão. É a informação pela informação. Fala, fala, fala, mas não fala em revolução, por quê? Revolução? Sim, revolução. Guerra. Luta. Transformação. Não importa o nome, mas o mundo está precisando. O Brasil está precisando. Esse ‘bom mocismo’, esse ‘amor cristão’ do perdão, tornou-se um pretexto, uma desculpa e uma justificativa para todas essas degradações (geralmente masculinas e adultas), dos que tem algum tipo de poder. O capitalismo que já nasceu contraditório, só piorou e muitos o defendem com discursos democráticos, tratando capitalismo e democracia como sinônimos, isso para garantir que suas vidas obesas e luxuriosas continuem distantes das dificuldades materiais. Para depressão há remédios e com dinheiro isso se compra. Para a mediocridade existem disfarces e cumplicidade.
  Não sou bom para propor soluções, mas a única coisa que visualizo neste caso é uma revolução, nas leis, na moral, nos valores e costumes, tradições e instituições, na vida.

Um comentário:

Lia disse...

Eu li em um blog a seguinte frase: "Brasil. Gente sem valores. Comandado por gente sem valor.
E assim o Mundo Gira e o Brasil se Afunda"...acho que você iria gostar de conhecer o [b]"Sofá de Pobre" http://www.sofadepobre.blogspot.com/?zx=4f43ff996af8ba8