sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Acelera Chapecó! [nas investigações também...

"Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade." (George Orwell)

Ser questionador, atuante, exercer a liberdade de expressão, ser literário e/ou poético, irônico e/ou sarcástico, ter certo humor e se manifestar livremente está perigoso hoje em dia. Fazer denúncias então, nem se fala. O politicamente correto submete a linguagem e a criatividade, tornando tudo regrado e sem possibilidades. O realismo e a crítica daqueles que lutam por uma comunicação ‘de verdade’ (não essa imposição da informação que existe por aí), sofre punição, seja ela moral (com uma censura do que é dito/publicado) ou até física, com a exclusão e até morte do comunicador e, por conseguinte, da sua comunicação. Isso está acontecendo no mundo, no Brasil, em Santa Catarina e em Xapecó. Pessoas estão sendo assassinadas por isso. Depois do professor e vereador xapecoense Marcelino Chiarello, foi a vez do blogueiro catarinense Amilton Alexandre, o Mosquito. A polícia trabalha com a hipótese de suicídio. Mas, sinceramente, lendo o que o blogueiro deixou escrito nas suas últimas postagens, não vejo indícios disso. Assim como Chiarello, Mosquito deixou dito que estava sendo ameaçado e sofria retaliações pelo que publicava no seu blog ‘Tijoladas do Mosquito’. Era temido por políticos e empresários catarinenses por sua luta contra a corrupção e suas severas críticas. Mosquito ficou conhecido pelo caso de denúncia de estupro de uma menina, praticado pelo filho do diretor da RBS – e eu não vi passar na RBS sobre esse caso (porque será? – é essa a informação livre tão discursada nos obesos meios de comunicação deste Brasil varonil?). Eu mesmo já recebi um: ‘Cuidado com o que escreve Herman!’, de alguém que se preocupa comigo – mas porque devo me cuidar? Não vivemos na democracia que tanto se discursa por aí? Mas, quais forças ‘obscuras’ estão por trás disso? Quem são os censores, os assassinos? E o que tem por trás dessas mortes? Interesses? Organizações, instituições, partidos, grupos, oligarquias? O que você acha? Tem uma música de uma banda que se chama Cólera, e que diz: “Querem nos mudar, querem produzir homens bobos, controlados pra sorrir, pra seguir, pra parar (...) Querem cativar, de leve, pra formar homens bobos pra aceitar essa farsa, essa farsa! Homens bobos, controlados pra seguir, pra parar (...) Eles querem nos mudar...”. Enfim... Acelera investigação!


* eis algo pertinente produzido pelos amigos do Estúdio A:

http://www.unochapeco.edu.br/unowebtv/play/cronicas-da-resistencia-01

yá!


3 comentários:

Vania Casagrande disse...

Excelente!

heu disse...

ouço falar em CENSURA.. até tento duvidar.. mas então.. onde é que foi parar a parte 1 do programa do Estúdio A linkado acima?

Anônimo disse...

Bah que sacanagem! Que é que tá acontecendo? Censura na Uno, no jornal. Bicho feio! Ainda bem que tem seu blog e outros bons. Vou de anonimo que é pra não correr o risco.